Rolhas Naturais

 
 
 

Rolhas Naturais

 
 
As rolhas de cortiça asseguram a vedação do vinho dentro do recipiente de vidro. Esta vedação, se prolongada no tempo, promove a maturação do vinho, ou seja, o seu envelhecimento nobre através de inúmeros processos físico-químicos que ocorrem, quer entre os seus componentes, quer entre estes e as substâncias que compõem o ambiente interno da garrafa. Esta evolução gradual do vinho em garrafa dá-se num ambiente com baixíssimo teor de oxigénio, mas necessário e suficiente para fazer evoluir o vinho corretamente. Apenas a rolha de cortiça natural consegue proporcionar esse equilíbrio perfeito.

A hermeticidade assegurada pela rolha de cortiça é não só indispensável para os vinhos de estágio, como também para os vinhos de consumo rápido. Com a rolha natural, é possível assegurar uma excelente conservação dos vinhos sem que exista interferência na harmonia dos seus componentes, conferindo um sinal de qualidade ao vinho.
 
 
 
A rolha, pelas suas características de elasticidade, compressibilidade e constituição celular, é o único vedante capaz de assegurar este tipo de conservação em qualquer tipo vinho.

Além do mais, só o seu material natural é capaz de se adaptar corretamente às irregularidades internas do gargalo, garantindo uma perfeita vedação, mesmo que o vidro se dilate ou contraia, algo que pode acontecer com a alteração da temperatura ambiente durante o transporte ou armazenamento.

Poderemos esperar uma vedação perfeita ao longo de algumas dezenas de anos. Esta vedação pode prolongar-se ainda mais no tempo desde que a rolha seja de cortiça de elevada qualidade e as condições de armazenagem do vinho sejam ideais (temperatura, pressão e humidade adequadas e sem grandes amplitudes térmicas diárias e durante as estações do ano).
 
 
 
 
 

FICHA TÉCNICA ROLHAS NATURAIS

 
FT_Naturais.pdf
 

FICHA TÉCNICA ROLHAS COLMATADAS

 
FT_Colmatadas.pdf
 
 
 
Rolhas Naturais
 

Rolhas Naturais